_d30126A agência internacional de classificação de risco Moody´s reafirmou a boa avaliação das contas do Estado de São Paulo. Revalidou a nota Baa2 para o governo paulista, que o mantém no nível apontado como seguro para investimento. Assim, o Estado é considerado tão bom pagador de suas dívidas quanto a União.
A reiteração do rating reflete o sólido histórico de desempenho financeiro estadual, que é considerado equilibrado e sustentado por políticas fiscais austeras. A avaliação inclui o fato de que o Estado tem base forte de receitas próprias, puxada principalmente pela diversificação da economia local, além do bom controle e gerenciamento de suas dívidas e um nível de investimento crescente, crucial para seu desenvolvimento econômico futuro.
Apesar disso, a Moody´s alterou a perspectiva para a nota do Estado de positiva para estável. A mudança, porém, não está relacionada a qualquer deterioração no perfil de crédito estadual, mas a uma questão metodológica seguida pela agência. A modificação está alinhada à alteração da perspectiva da União, que caiu de positiva para estável. Isso, consequentemente, teve efeito negativo para o Estado de São Paulo.

Rating
O rating é um mecanismo de avaliação da qualidade de crédito. Mede o risco de um agente (país, governo subnacional ou empresa) cumprir com suas obrigações financeiras. Para estabelecer um rating, as agências de classificação de risco levam em consideração todos os fatores que possam afetar a capacidade de pagamento de quem contrai a dívida.
Ter classificação elevada – principalmente no nível de grau de investimento em que se encontra o Estado de São Paulo – é um atestado aos investidores do baixo risco de inadimplência. Com menor risco, é possível ter acesso a crédito mais barato.

Fonte: Secretaria da Fazenda de SP

Via: Secretaria da Fazenda de SP

Por favor, nos siga e compartilhe essa notícia!
LinkedIn0
RSS
Facebook0
Facebook
GOOGLE
SHARE

Comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.