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Buscando a melhoria do ambiente de negócios do país, o Conexão SPED, em parceria com o SESCON – RS, lança a campanha “Simplificação de Fato”. A iniciativa visa identificar oportunidades para aprimoramento e simplificações nas obrigações acessórias do SPED através de sugestões realizadas por uma parcela da sociedade muito interessada no tema.

Um dos pontos mais relevantes diz respeito à execução de inúmeras tarefas – algumas repetidas, e outras meramente exigidas por deficiência estatal na captura. Estas melhorias poderão traduzir-se em redução de esforço (horas utilizadas no cumprimento). A racionalização, padronização e unificação – previstas na instituição do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED (Decreto 6.022/2007) – poderão ser implementadas a partir de sugestões advindas desta campanha.

A oportunidade foi idealizada pelo Embaixador do Conexão SPED 2017, Mauro Negruni, e apresentado ao SESCON – RS, através do Presidente Diogo Chamun, entidade institucionalmente apoiadora do Conexão SPED.

Como funciona a campanha? Consiste na entrega de sugestões de melhorias ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) à Receita Federal do Brasil coletadas da sociedade.

Qual o significado social da campanha? Busca aprimorar o processo representado pelo SPED (simplificação e uso de tecnologia pelos Fiscos e contribuintes), tanto para os colaboradores das empresas como para os do próprio Fisco, melhorando a qualidade de processos e de informações e o próprio engajamento laboral.

O que a campanha pode trazer para o futuro? A campanha foi idealizada com o intuito de realizar uma transformação na simplificação, fiscal, tornando o processo mais racional e os resultados mais eficientes para os interessados.

Como você pode ajudar? Você pode contribuir enviando sugestões. Serão consideradas apenas propostas de simplificação no ambiente do SPED ou de obrigações acessórias redundantes.

* Para reclamações, esclarecimentos, pedidos de informações e outras demandas com Fiscos utilize os canais oficiais.

* Ainda que os Fiscos estejam interessados na simplificação, não há quaisquer compromissos  com prazos ou obrigação legal que imponha  o aceite das sugestões pelos Fiscos.

Segue um exemplo para preenchimento do formulário de sugestões.

  • Nome: Mauro Negruni
  • E-mail: XXXXX.XXXXX@decisionit.com.br
  • Empresa: Decision IT S/A
  • Sugestão: Na EFD-ICMS/IPI poderia ser extinta a exigência de envio de cadastros de itens, por opção do contribuinte, em cada livro digital (em cada filial).
  • Justificativa: É comum redes de varejo manterem cadastro de produtos idênticos em todas as filiais. Assim, os registros 0200 das filiais poderiam apenas indicar com um único registro, que a matriz enviou o cadastro global da empresa, reduzindo tempo de processamento, tamanho de arquivos, trafego de Internet e armazenamento em disco pelo contribuinte e no ambiente do eGoverno. Caso a empresa opte por enviar, como atualmente, em cada livro os itens movimentados em cada filial, bastaria não alterar seu procedimento atual.


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